A VOZ DO TURISMO

Chegamos ao final de mais um ano, onde nosso segmento de Turismo e Hospitalidade passa por grandes momentos e perspectivas, e não podemos deixar de dedicar algumas linhas ao ano que passou e ao grande ano que se aproxima. Primeiramente vamos findar as excelentes taxas de ocupação da hotelaria nacional para este mês, que supera os 93% em percentagem geral, nas diversas classificações, de norte a sul do país. Além do terreno aéreo que está por demais de movimentado, aliás, em fevereiro próximo teremos uma nova e BRAVA novidade, a NHT Linhas Aéreas; e o tradicional rodoviário bem transitado como sempre.

Realmente, novas perspectivas de mercado se lançam e vem com bastante força, já visto a CVC e a Vai Corinthians que levou neste mês mais de 2 mil torcedores alvinegros para a Terra dos Samurais, o que categorizou como a maior operação internacional da consolidada CVC na história. “Para a volta, o translado da taça já está nos planos da operação”.
Estamos caminhando para um novo modelo de mercado, positivo ao nosso olhar, pois se torna mais competitivo, mais acirrado, mais profissional e obriga-se a ser mais planejado. Penso e reflito, o “futuro chegou por vez”, o Turismo brasileiro tem no seu próximo ano, um divisor de águas, onde retroceder não é mais possível, a não ser que queiram viajar com a TIA AUGUSTA e a WebJet; onde a única opção é a de fazer tudo 100% correto, pois a herança de um novo legado para o país chegou na reta final. O maior evento do futebol mundial já está de passagens e acentos reservados, só os turistas internacionais serão por volta de 600 mil, o total somatório acredita-se que vai passar dos 3,5 milhões! E o que nos resta? Trabalhar, sermos profissionais, mostrar competência, sim com certeza, porém acredito que não é mais do que nossa simples obrigação! E para isso, serão criados mais de 700 mil postos de trabalho. Por fim, talvez perguntas sejam necessárias, pois certezas devem estar explícitas: Como vamos surpreender o Mundo? O que o país do futebol fará de inesquecível?
Se “A vida é um sopro”, meu plano de voo já está pronto, e os seu? Pois um grande homem um dia disse: “A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem” e dessa forma mudou a história de um país. Nossa homenagem ao maior arquiteto da história do Brasil.

Até a próxima

Bruno Muronaga


_________________________

PERSPECTIVAS DE 2012

Caros leitores,

Antes de tudo, um feliz 2012 a todos, bem vindos a nossa coluna de Turismo do Visite Cabreúva. Que este ano possamos viajar nos sonhos e embarcar no grande veículo dos nossos pensamentos.
Começamos este ano falando de Turismo, como sempre, e mostrando que grandes perspectivas se aproximam a todos do nosso mercado. Com a chegada dos já falados, Mega Eventos, temos cada vez mais uma economia em processo que aquecimento e desenvolvimento, além da busca constante pela melhoria da qualidade, em todos os segmentos do Turismo podemos assim dizer, para que cada vez mais estejamos preparados para atender e prestar um ótimo serviço a todos os turistas que em nosso país vão desembarcar. Que digam os senhores gestores, que devem colocar em prática todos os pontos dos sistemas de GQT (Gerenciamento pela Qualidade Total).
Para deixar como registro, tivemos em 2011 mais um ano de consolidação de um grande espaço cultural da cidade de São Paulo, o espaço Catavento Cultural, que recebeu nada menos que 400.000 visitantes, um espaço que realmente vale a pena conhecer, e de quebra ainda passar no seu vizinho Mercado Municipal para saborear um delicioso sanduíche de mortadela ou aquele desejado pastel de bacalhau! Além disso, 2011 foi um ano que o Brasil bateu um recorde de gastos com estrangeiros no país, chegando à casa dos US$ 6,8 bilhões de dólares, segundo dados do Banco Central. E para falar que os brasileiros não gastam no exterior, chegamos à bagatela de US$ 21,2 bilhões; além de muitas fotos com o Mickey Mouse.
E 2012 já chega a todo vapor, A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, denominada Rio +20, que acontece agora nesse primeiro semestre de 20 a 22 de junho, já esta dando bons resultados ao mercado hoteleiro do Rio de Janeiro, que conta desde já com ocupação média de 94%, onde em algumas localidades como Copacabana e Barra da Tijuca, a taxa já corresponde a 100%. Fantástico!
Outro grande evento que devemos aqui mencionar, pois sempre é de grande nível, é o Fórum Panrotas, que acontece de 13 a 14 de Março no Fecomércio, na capital paulista, onde comemora seu décimo ano de edição. Reunindo algumas das maiores referências do trade mundial, este evento com certeza irá dar o que falar, afinal, são “10 Anos de Inovação e Debates”.
Aos cabreuvanos, novidades por aí, aguardem...mas para começar, a grande novidade é que a empresa Rápido Luxo Campinas está com um escritório comercial no bairro do Jacaré, em sua garagem, onde está funcionando para atender a demanda de transporte rodoviário da nossa região. Com uma linha de novos carros, convencionais, executivos e luxo, além dos diversos serviços em desenvolvimento, o grupo visa um fortalecimento e consolidação ainda maior da empresa, onde em 2012 pretende se destacar no segmento de transporte turístico. E para revelar uma surpresa aos leitores do Visite Cabreúva, logo mais teremos a visita em nosso município de um Paradiso 1200, o famoso G7 da Marcopolo, um carro cheio de tecnologia e conforto, que a empresa Rápido Campinas conta para oferecer a seus clientes. Essa visita promete!



Até a próxima

Bruno Muronaga